Alguns ajustes ainda estão sendo feitos, mas o segundo sistema binário de maior impacto na Capital está em funcionamento. Desde sábado,27, a avenida Alberto Sá opera apenas no sentido Varjota-Praia do Futuro, entre a rua Valdetário Mota e o encontro com a rua Fausto Cabral, que terá sentido único oposto por cerca de 1,2km. Para motoristas e moradores do entorno, a manhã de sábado foi para tirar dúvidas junto aos agentes de trânsito e ao prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Sete linhas de ônibus foram afetadas, houve redução de pontos de parada e a expectativa é de que, com a faixa exclusiva para ônibus, o tempo de viagem diminua 35%.
“O trânsito da Dom Luís, depois do binário, impactou todo aqui. E agora a Alberto Sá, que sempre foi via para levar ao Centro e Aldeota, vai mudar”, disse a funcionária pública Sônia Braga, 63. O acesso dos veículos à avenida Engenheiro Santana Júnior deverá ser feito pela rua Valdetário Mota ou pelo retorno após o cruzamento da rua com a avenida.
O titular da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Sabóia, explicou que está em estudo a ampliação da faixa exclusiva de ônibus até o Terminal do Papicu. “Nos próximos dias nós devemos fazer todos os ajustes que precisa, como a possível necessidade de mais faixas de pedestre”, afirmou. Para Roberto Cláudio, o binário já antecipa uma problemática de trânsito que será causada pelo funcionamento de um shopping na região.
Outros binários
Fortaleza poderá ter mais três binários, todos ainda em situação de análise. O primeiro envolve a avenida Visconde do Rio Branco, que pode ter sentido único para o Centro e suporte de sistema binário entre as ruas Monsenhor Salazar (sentido oeste) e Paulo Firmeza (sentido leste).
Conforme Roberto Cláudio, os estudos dirão ainda a viabilidade de outro binário entre a avenida Barão de Studart e rua Rui Barbosa; e um segundo entre as ruas Raimundo Girão e Monsenhor Tabosa.
Fonte: O Povo
0 Comentários:
Postar um comentário