terça-feira, 30 de setembro de 2014

A procura por uma casa ou apartamento que preencha todas as suas exigências é difícil. Sair em busca de um imóvel para morar, abrir um negócio ou até mesmo investir é um caminho repleto de particularidades às quais o comprador precisa estar atento e bem orientado por profissionais da área.
Se à primeira vista o imóvel parecer espetacular, saído diretamente dos seus sonhos, desconfie. Por dentro, ele pode ser o seu maior pesadelo. O corretor Luciano Dantas alerta: um dos principais riscos que o cliente corre é de que a casa ou apartamento tenha sido "maquiado" para esconder problemas estruturais. "Se você conhece um engenheiro, visite o local com ele. Alguns problemas são escondidos antes do imóvel ser colocado à venda", comenta, frisando que o olhar de um leigo deixaria passar certas imperfeições da construção.

Embora a estrutura física do imóvel seja primordial na hora da compra, o corretor relembra que o principal ponto a ser observado, antes de realizar qualquer visita, ainda é a documentação. Não adianta encontrar o lugar desejado, mas ter seus sonhos frustrados por questões que poderiam ser facilmente resolvidas através de uma análise mais criteriosa do local. "O comprador precisa exigir, em caso de imóveis em construção, a certidão de incorporação. Nela constam todos os dados do imóvel, desde autorização da prefeitura para a realização da construção até os dados jurídicos dos sócios da construtora", explica o corretor.
Com o registro de incorporação em mãos, o comprador tem uma garantia de que aquele imóvel é legal, pois, de acordo com Dantas, para ser firmado em cartório a construtora precisa levar dezenas de documentos que provem a idoneidade da empresa. Uma preocupação a menos para quem deseja adquirir a propriedade, já que o cartório realizou todas as averiguações jurídicas necessárias.
Na hora de visitar o local, em caso de apartamentos, é primordial procurar o síndico e procurar saber como estão as inadimplências do prédio. "O condomínio nada mais é do que uma empresa, se as contas não estão em dia, seu imóvel vai ser desvalorizado", afirma Dantas.
Se for uma casa que você está de olho, procure ver a escritura. No documento consta o ano de construção do imóvel e, caso tenha sido há mais de 20 anos, é recomendado exigir a certidão vintenária. "Essa certidão fornece o histórico dos últimos vinte anos do imóvel, que pode ter passado por vários proprietários e essas pessoas podem ter pendências na justiça", alerta. "Também é preciso atentar se um dos ex-proprietários foi uma empresa, pois ações que envolvem pessoa jurídica chegam a transitar no sistema judiciário até por mais de 20 anos. Se houver causas em que aquela empresa tenha perdido, o juiz pode cancelar a escritura do bem, mesmo que ele tenha sido passado posteriormente para duas ou três pessoas", finaliza.
foto: Shuterstock

Além da fiscalização e conferência dos documentos, o comprador precisa estar atento ao mercado imobiliário. Será que a construtora responsável é de confiança? Uma ida ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) da sua cidade pode resolver suas dúvidas. "Se informe sobre as reclamações já feitas no nome daquela empresa, se ela costuma cumprir os prazos e sua fama no mercado", aconselha o corretor.
Por último, quando tiver o contrato em mãos, é de bom tom pedir uma opinião legal profissional. Consulte um advogado para analisar o contrato e conferir se não há cláusulas leoninas, ou seja, aquelas que só vão beneficiar a construtora. "Embora haja leis de defesa do consumidor, que protege o cliente nesses casos, não analisar com cuidado antes de assinar o contrato vai gerar uma grande dor de cabeça depois. Se acontecer de perceber esse tipo de abuso no contrato após a compra, o Procon deve ser contactado para acionar a construtura e aplicar as medidas cabíveis", conclui Dantas.

Na hora da visita ao imóvel

Se você já está em campo visitando imóveis para comprar ou alugar, confira as dicas para não ser pego de surpresa.
1. Visite o imóvel ao meio-dia, que é o horário mais quente, para perceber a ventilação e como o ambiente esquenta naturalmente;
2. Se a casa ou apartamento estiver próximo de um rio ou mangue, vá no fim da tarde e observe a presença de insetos;
3. Atente para os defeitos estruturais que podem estar "maquiados". De preferência, leve um especialista de confiança, como um engenheiro, para que ele analise a estrutura do imóvel e identifique possíveis problemas;
4. Visite a vizinhança em diferentes horários e preste atenção à infraestrutura e segurança do bairro, se as ruas são desertas ou mal iluminadas, por exemplo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Trabalhamos com Consórcios

Trabalhamos com Consórcios
Temos a melhor taxa do mercado!

Tradutor

Fique por dentro de nossas ofertas e siga nosso Instagram!

Curta a nossa página!

Postagens Populares

Procurando um imóvel?

Pesquise as melhores taxas.

Pesquise as melhores taxas.
Simulação de financiamento com diversos bancos, encontre a taxa que mais encaixa no seu bolso.

Trabalhamos com Consórcios

Trabalhamos com Consórcios
Temos a melhor taxa do mercado!