
Reformar ou redecorar a casa é um desejo de muitas pessoas. Mas, antes de agir, é necessário fazer um bom planejamento e a avaliação de diversos fatores, como levantamento de custos e escolha da melhor época do ano para dar início às obras. Para uma decisão consciente, confira algumas dicas de quando começar a reforma.
O final de ano é o período preferido pela maioria das pessoas para dar um novo visual ao lar. Porém, o verão não é o melhor momento para iniciar as obras. Um dos motivos é a grande demanda por mão de obra e materiais de construção, que acaba gerando atraso nas obras, e você pode acabar passando as festas de final de ano com a reforma incompleta.
Além disso, outro fator desfavorável é a temporada de chuvas. E quem pensa que só as áreas externas ficam comprometidas está enganado. A pintura interna também é afetada pela umidade do ar, demorando mais para secar e necessitando de maiores intervalos entre as demãos, podendo prejudicar o acabamento. Outra dificuldade ocorre também em relação aos revestimentos feitos com peças pequenas, como as pastilhas de vidro, por exemplo, tendo complicação no assentamento, já que a argamassa mais líquida demora mais a secar em épocas chuvosas.
Um momento indicado para dar o start na transformação da residência é logo após as festas de fim de ano. Havendo um planejamento, terminar a reforma até o mês de outubro é ideal para correr tudo bem com tranquilidade e evitar custos elevados. Neste período o setor varejista costuma promover diversas promoções.
Outra linha de pensamento é deixar para investir na reforma nos períodos de férias e poder conciliar viagens de família com as obras em casa, para não conviver com a barulheira, poeira, cheiro de tinta e bagunças inevitáveis.
Arquitetos consideram o inverno e o período de estiagem o melhor momento para as reformas externas, como pintura de varandas e fachadas e troca de telhado, por exemplo. Se for uma reforma completa, recomenda-se que comece pelo interior do imóvel e depois vá para a parte externa. Dessa forma, é possível adequar o cronograma para evitar interrupção do andamento por causa de chuvas.
É claro que imprevistos acontecem, mas, com essas dicas, fica mais fácil tirar a tão desejada reforma do papel e não ter dor de cabeça por falta de planejamento.
Escrito por TendTudo;
0 Comentários:
Postar um comentário